“Nas Margens do Nilo, Nasceu uma das mais Antigas Civilizações – O Egipto”
A antiga civilização egípcia desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C. (unificação do norte e sul) a 32 a.C. (domínio romano).
Como a região é formada por um deserto (Sahara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios sendo totalmente rentabilizado, todo o quotidiano egípcio tinha como base o Rio Nilo, este para além de ser utilizado como bem de subsistência quer na água para beber, para pescar e fertilizar as terras em épocas de cheias, favorecendo a agricultura, também era utilizado como via de transporte de mercadorias e pessoas.
A agricultura era a base principal da economia egípcia, para além de desenvolverem o comércio e mercadorias e artesanato, os agricultores muitas vezes eram convocados pelo faraó para desenvolverem trabalho em obras públicas nomeadamente canais de irrigação, pirâmides, templos, diques, etc.
O faraó era a autoridade máxima, estando assim a sociedade dividida por diversos extractos sociais.
A religião egípcia estava repleta de mitos e crenças interessantes, que interferiam diariamente na vida das pessoas, acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com características humanas e animal), as oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objectivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que os ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida. Cada cidade possuía um deus protector e templos religiosos em sua homenagem. O deus do sol, Rá era o principal deus da religião egípcia, sendo assim o mais homenageado e venerado por toda a população.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário